Blog

27 de novembro de 2023 | Blog

Separando o “Joio do Trigo” Condominial

Qual o nível de profissionalização da sua gestão de condomínios?

Nunca comecei esse Day One com uma pergunta, mas o momento se faz necessário.

Para que o jogo comece, precisamos saber de você, aí do outro lado, onde pretende chegar. Só assim, com as regras claras e postas sobre à mesa, podemos chegar ao denominador comum que tanto nos aproxima.

Tudo começou numa tarde quente de verão. Chega pelo whatsapp um pedido de orçamento para a defesa de uma ação que sofre o condomínio.

Síndico novo, com vontade, condomínio sofrido com gestões amadoras e inadimplência nas alturas. Possui no histórico do condomínio patrocínio de colegas das mais diversas áreas do direito: Do penal, ao empresarial, mas sem surpresas, nenhum Advogado Condominial pisou ali.

Terra fértil para o bom trabalho – com amparo legal, redução dos drásticos índices de inadimplência, regramento em dia, respaldo jurídico e síndico profissional.

Dias após a apresentação da proposta de trabalho, que englobava não somente a defesa naquela bendita ação, mas todo o arcabouço jurídico que requer um condomínio daquele porte, um silencio…

Indagado, após semanas de submersão, o síndico responde: “sabe o que é, sua proposta não é a mais barata…”.

Pergunto, onde talvez eu tenha me deixado falhar em tudo o que estava oferecendo àquele condomínio. Atendimento personalizado, comprometido, ético, ágil e com foco no resultado jamais poderia ser colocado na vala comum do “preço mais em conta”.

Depois de outra explicação, mais um silêncio…Numa vaga tentativa de entender os verdadeiros motivos que levaram tão mais respeitado síndico àquela negativa, encontro outra resposta. Com certeza a mais desanimadora e constrangedora que um síndico pode proferir: tem um membro do conselho que é Advogado e ele mesmo fará a defesa dos interesses do condomínio”.

Existem variações mil para esta frase, mas ela de fato quer dizer:

Não ligo para a gestão profissional do meu condomínio, então serei subserviente aos desejos do conselheiro e farei da maneira mais amadora e conflitante eticamente possível.

Eu espero que você, um dos 758 gestores de condomínios que recebem esse Day One não tenha dito essa frase.

Falo com síndicos TODOS os dias. Todos os dias mesmo, inclusive aos finais de semana. Ao menos, falo com uns 5 novos toda semana.

Diferentemente do que possa parecer, perder uma proposta de trabalho, não me frustra. Seria leviano da minha parte acreditar somente no trabalho da ZDL ADVOGADOS. Tem muita gente boa tocando direito condominial com muita responsabilidade, conhecimento e vontade no mercado.

Sempre começo meus atendimentos a síndicos com uma pergunta: Qual o nível de profissionalização que sua gestão requer?

Como Advogado eu não consigo auxiliar a todos, mas somente àqueles que enxergam a evolução e profissionalização da área como necessária e benéfica.  Quando um Síndico começa a frase, me questiono se realmente me fiz entender em meus serviços, ou se ele de fato entende o que está me dizendo.

Ora, ele foi eleito e escolhido para comandar o condomínio justamente para profissionalizar a gestão. Comandar o time. Colocar cada peça no seu devido ajuste e fazer girar a engrenagem condominial.

Será dando a gestão da inadimplência e a defesa dos interesses do condomínio ao Advogado mais próximo, sem qualificação profissional adequada, muitas vezes militante de área diversa que ele será reconhecido como um bom gestor?

O que eu vejo no caso mesmo é uma tentativa temerária de manter o cargo à todo custo, sem planejamento, sem meta, sem régua e sem admiração.

Para que a ZDL ADVOGADOS possa auxiliar um síndico no comando dessa nau, uma qualidade é imprescindível: nós precisamos admirar o comandante. Aqui só trabalhamos com pessoas às quais admiramos. Fica muito mais fácil e fluido o trabalho quando permeado pela Admiração.

Erros, tropeços e percalços, irão acontecer sim, mas SEMPRE com a intenção de acertar.

Para que um Síndico possa de fato se nominar profissional, não bastam os honorários no fim do mês. É preciso de fato PROFISSIONALIZAR a gestão de seu condomínio.

É aí como dizia minha avó, que separamos o “joio do trigo”. 

Clodoaldo Lima é Advogado Condominial e sócio da ZDL ADVOGADOS. 



Compartilhe: