Blog

27 de novembro de 2023 | Blog

Não é pela grana; É PELO JOGO!

Escrevo essas palavras na minha primeira manhã de 39 anos. Um clássico “Money For Nothing” de Dire Straits toca na playlist (Se você é alienígena e não conhece Dire Straits, temos um problema aqui).  

Fazer aniversário é um barato. Ao menos pra mim é época de bastante emoção e reflexão. Quando criança uns 15 dias antes do meu aniversário já imaginava como seria a festa. Um prato cheio para o leonino aqui ser o centro das atenções.

Com o tempo, trabalho e capacidade financeira fui ligando menos para os presentes (que foram diminuindo conforme o passar dos anos) e refletindo mais sobre o meu lugar no mundo.

Perguntas como “O que eu estou de fato fazendo aqui?” “Como eu posso melhorar como ser humano?” “Como eu posso melhorar a vida das pessoas ao meu redor?” “Quão importante pode ser meu trabalho para meus clientes?” Essas são perguntas que ainda teimo diariamente a me fazer.

Tornando curta uma história longa, é fato que as mudanças que ocorreram por aqui na ZDL ADVOGADOS acabam se confundindo com as minhas próprias mutações pessoais.

Durante um tempo, advogar pra mim foi sinônimo de sobrevivência. Não tinha nada de paixão pelo ofício e sim um meio de ganhar dinheiro. Só que ganhar dinheiro não pode ser um fim em si mesmo. Sem um propósito, sem um feeling, sem um objetivo você fica refém do acúmulo de zeros na conta corrente.

Depois de alguns anos nessa, o vazio toma conta. Ganhar dinheiro para comprar um carro melhor, uma casa melhor, melhores viagens e melhores restaurantes (ok, eu entendo que isso também é muito bom), mas chega um momento em que precisamos de mais.

Sempre me perguntei o que faziam Bill Gates, Steve Jobs e Jeff Bezos levantarem da cama para trabalhar com tanta fortuna acumulada. Ok, eu também não tenho a grana deles, mas uma coisa eu te digo: fazer apenas pela grana não tem significado nenhum.

Com a tal maturidade, começa a bater forte na gente a necessidade de se questionar o motivo de tanta correria, tanta negociação, tanto processo.

Entenda de uma vez por todas, se você quer ser Advogado, Gestor de Condomínio, Síndicos ou Administrador precisa gostar de problemas. Somos uma casa deles. Por aqui, ninguém liga para me pedir o número da conta sem um problema a solucionar. 

Depois de uma carreira consolidada, seria muito mais fácil botar o pé no freio e fazer meu consultor de investimentos fazer a grana trabalhar por mim. Só existe um problema. Eu não faço pelo dinheiro. Eu faço é pelo jogo. Foi isso que descobri com as principais pessoas que conheci na vida.

Já pensou por qual razão o nome desta coluna é “Day One”?

É porque TODO DIA AQUI NA ZDL ADVOGADOS É DAY ONE MESMO!

Todo dia eu acordo com uma energia de fazer mais e melhor. Erros acontecem, claro. Estão na essência da experimentação. Day One significa manter a empolgação típica do primeiro dia de funcionamento de uma empresa, como tudo que ele tem de experimentação, expectativa e, principalmente, vontade de fazer certo.  

É assim que criamos nossa cultura por aqui. É normal empresas se apresentarem com o foco no cliente. Foi com a gigante Amazon que descobri a verdadeira cultura empresarial que implantamos aqui na ZDL: Foco DO cliente.

Analisar tudo sob a ótica e ponto de vista de quem me contrata. Esse talvez seja um dos nossos diferenciais.

É obsessivo, admito. Tem sim um “Nunca é o bastante” pra gente por aqui. Mas não é pela grana. A grana é consequência de um trabalho bem feito.

É PELO JOGO.

É pela capacidade de demonstrar a si mesmo que você ainda é bom naquilo que faz. É pela paixão. É pelo propósito que nos move quando tudo fica ainda mais difícil.

Tempos atrás fomos desafiados por uma Administradora que não estávamos fazendo a prestação de contas de maneira clara e transparente. E eles estavam certos. Existiam 2 formas de encarar a crítica. Ou eu me justificava, tentando me fazer certo, ou entendia a necessidade dos meus parceiros e me aperfeiçoava ainda mais.

Optei claramente pela segunda opção. Hoje agradeço fielmente aqueles que nos desafiaram e nos fizeram dar o melhor que nós temos.

Atuar com excelência vai além de estar certo. É fazer com que exista o encantamento. Esse foi o segredo de muitas empresas que hoje são referencias mundiais nos serviços e produtos que oferecem ao mercado.

Atuamos no Brasil todo, mas disputamos verdadeiramente o mercado de São Paulo. Costumo dizer à nossa equipe que jogamos a “Champions League”.

Só tem tubarão no nosso grupo. O mercado jurídico condominial não perdoa. 

É guarda alta o tempo todo.

É no campo o tempo todo.

É assim que a ZDL encara seus desafios.

É pelo jogo! É Day One! Always. Clodoaldo de Lima é Sócio da ZDL ADVOGADOS



Compartilhe: