Blog

27 de novembro de 2023 | Blog

Meu Professor Polvo.

Desenvolvi um hábito peculiar. Quando preciso ter algum papo difícil com alguém ou há entre mim e alguma pessoa querida algum entrevero, mínima rusga que seja, envio um vinho português chamado “Conversa” e convido para o diálogo.

É um gesto carinhoso, de afeto. Mas — confesso — é também um pouco egoísta e parte de um processo negocial; meu próprio jeito de desenvolver a comunicação não violenta.

O vinho em si não é propriamente um espetáculo. Também não é ruim, longe disso. Já bebi coisa muito pior; sou sujeito sem frescura. Para treinados em jurubeba na adolescência, meu caro, um blend do Douro de Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz vai ser sempre um néctar de puro mel. Ele é o vinho de entrada da mesma vinícola do Batuta, esse, sim, um verdadeiro campeão.

Não é pela qualidade do vinho em si. É pelo gesto. Como não abaixar a guarda ao ser presenteado com um vinho que lhe convida à conversa?

A conversa está na essência da nossa Empresa. Mesmo que a conversa seja consigo mesmo. A etimologia de diálogo remete à nossa natureza.

Há outra confissão pessoal sobre isso. Quando iniciamos na área condominial, eu tinha uma convicção muito forte, que era também um desejo. Acreditava que, se e quando crescêssemos a ZDL ADVOGADOS, poderia fazer um escritório de altíssimo nível, sem paralelos no Brasil. As ideias constantes nesses bate papos que temos por aqui e em nossas lives refletem um pouco desse nosso diferencial, mas isso decorreria muito pouco do nosso mérito próprio.

Minha ideia, que sinceramente nem sei se era partilhada pelos meus sócios, era de que, se ficássemos relevantes, todos os síndicos, os gerentes condominiais e administradores iam querer falar conosco.

Isso nos daria acesso a um nível de informação muito diferenciado. E mudaria por completo a qualidade da análise jurídica comportamental, em nosso favor.

O contato com os melhores, nos daria um grau de competitividade e informações sem igual no universo condominial.

É como se nós mesmos pudéssemos contar com outras várias equipes fomentadoras de temas e informações jurídicas de condomínios, disseminando nosso nome e ampliando nosso alcance até então limitado geograficamente pela inexperiência de contratação de um Advogado à distância.

Seríamos uma espécie de hub jurídico disseminador do que há de melhor por aí. Desenvolveríamos tentáculos além de nossos próprios corpos, virando polvos professores espalhando a boa educação jurídica a partir de uma informação anteriormente inacessível.

A dinâmica, somada à nossa própria capacidade de análise e comprometimento, de uma equipe dedicada, nos daria vantagens estruturais, que, na verdade, são vantagens do nosso próprio cliente.

O polvo desenvolvendo uma relação de amizade com os humanos, como naquele documentário indicado ao Oscar — achei uma piração, mas gostei; sensível.

Ao longo dos anos, sobretudo os mais recentes, quando passei a me dedicar mais formal e pragmaticamente à institucionalização da ZDL, desenvolvemos uma importante interlocução com participantes de mercado. Tenho, inclusive, tornado públicas algumas dessas conversas, nesta News e nas lives do Instagram, que, para minha surpresa, deixou de ser um projeto para ser nosso principal canal de comunicação com vocês. 

Tenho recebido muita gente boa por lá. Síndicos e Administradores que foram muito generosos conosco, nos colocando muitas informações relevantes. Gestores mesmo. Levam a profissão à sério. Aprendo mais do que ensino e isso é ótimo pra gente.

Estamos inaugurando também nosso canal no Youtube. Por lá distribuiremos todas essas conversas que tivemos e muitas outras virão. Sugiro fortemente que você nos prestigie com essa audiência. Está sendo muito importante pra mim e acredito que deve servir pra você também.

Ali falamos sobre gestão, condomínios, tropeços, multas, inadimplência, administração, inovações tecnológicas, covid, barulho, multas…mas o principal, sem dúvida, foi a integração e profusão de temas em comuns relacionados às nossas carreiras.

É inegável o momento espetacular que o mercado condominial presencia. Estamos verdadeiramente profissionalizando nossos condomínios. Me sinto parte de um todo, muito maior, iniciando um movimento. Ao receber um síndico ou administrador em nossa casa, estabelecemos uma conexão pessoal que por vezes se torna a pavimentação de uma estrada que deságua na contratação. Isso porque a contratação deve-se principalmente pelo sentimento de realização.

Àqueles que já nos deram a oportunidade de conhecer um pouco mais de seus laços pessoais e profissionais, eu agradeço em nome da ZDL.

Ainda estamos no início de um projeto que nos trará muito mais informação, conteúdo e gestão jurídica aos nossos clientes, e se você for daqueles que já perceberam que o trabalho aqui é sério, consistente, baseado em resultados e métodos eficazes de gestão e cobrança, sem perder o bom humor, o enredo e o relacionamento, vem com a gente, conheça nossos propósitos, nossa base condominial. 

Construa junto conosco um condomínio melhor.

Clodoaldo de Lima é Sócio da Zabalegui & de Lima Advogados.  



Compartilhe: